13 diciembre 2006

Os Papas são muito inteligentes!

Tem 83 anos, um prémio nacional de Narrativa e acabou de publicar um novo livro. Chama-se Ramiro Pinilla e a única coisa sua que li foi uma entrevista publicada há duas semanas na revista Magazine, do El Mundo.

Com a experiência de toda uma vida, dizia a certa altura:
"Estoy convencido de que la mayoria de los papas han sido ateos, tienen que serlo, porque no concibo cómo gente tan inteligente puede creer en Dios."

Bom, se ter fé se resume a uma questão de falta de inteligência, então... - Meu Deus, devo ser pelo menos um bocado estúpido!

Nota: Nos Exercícios Espirituais, Sto. Inácio propõe que peçamos o Conhecimento Interno de Jesus. A inteligência ajuda ao Conhecimento (também de Deus) mas chegar ao "Conhecimento Interno" implica um salto de relação, confiança, abandono, que vai muito além de brilhantes deduções lógicas ou teoremas Matemáticos (seja isso o que for).

4 comentarios:

J dijo...

Luis,

antes de mais queria agradecer lhe pelo seu post que me fez pensar.

Acho que a fé e a inteligência humana não estão relacionadas, isto é , a fé é inexplicavel por A+B, a fé é mais do que o simples raciocinio Matemático, como afirma e bem na minha opinião, e ainda bem que a fé mais do que tudo isto.

Beijinhos

António Valério,sj dijo...

Luís! És de facto muito inteligente... =)Acho graça que uma pessoa que não acredite associe fé a inteligência. Acredito mesmo que a fé é um dom tão especial. E é uma inteligência de coração, oferta, aceitação do mistério... completa a vida, mais que um básico funcionamento de neurónios. Deves escrever mais! Abraço

Anónimo dijo...

Achei interessante este post.
Por isso o pus no blog "O melhor dos blogues".
Espero que não levem a mal.
Bom trabalho

Anónimo dijo...

Ah, o Senhor Ramiro Pinilla pode ser muito inteligente, mas "coitado" é cego no coração, e sem coração "a ver" de que vale a inteligência?
«Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque foi do teu agrado.» Lc 10 21

Abraço em Cristo
Joaquim