04 noviembre 2006

Sinais


Jo Berry, filha de um deputado assassinado, e Pat Magee, ex membro do IRA que colocou a bomba que matou o deputado, passevam ontem junto à margem do río Urumea em San Sebastián.

" Ella, Jo Berry, es hija del diputado británico Anthony Berry, una de las cinco víctimas mortales del atentado cometido por el IRA en 1984 contra el hotel de Brighton donde el Partido Conservador celebraba su congreso. Él, Pat Magee, es el activista republicano que colocó la bomba. Los dos están en San Sebastián para contar la experiencia de su reconocimiento en unas jornadas sobre no violencia .Reconocen que la suya es una experiencia muy singular, pero se niegan a admitir que sea la única. En cualquier caso, es extraordinaria. "

Pat Magee disse a Jo Berry quando a econtrou pela primeira vez: "Estou disponível para escutar a tua dor."

Depois de ler toda a Notícia o que mais me impressiona é notar que tudo começou pela iniciativa de Jo. Diante do que tinha vivido optou pelo caminho da não violência e de ir conhecer a realidade das pessoas que mataram o seu pai. Queria tirar alguma coisa de positivo da experiência porque tinha passado. Deste desejo surgiu a organização "Construindo pontes de paz" para desenvolver projectos de paz em distintas zonas do mundo.

Nota: A foto está na 1ªPágina do El Pais de Hoje

Fonte:
El Pais

"Então o lobo morará com o cordeiro, o leoporado se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino os guiará.(...) A criança pequena poderá brincar junto da cova da áspide" (Is 11, 6.8)

2 comentarios:

MIguel Ujeda dijo...

La noticia es bastante impresionante. A uno le cuesta imaginarse en la piel de uno de los dos. Detrás de lo ideológico siempre hay rostros que sólo enfrentados se reconocen en su humanidad. Gracias por esta noticia Zé María

Anónimo dijo...

Parece que é possível! É mesmo possível!! Não que duvidasse, mas fico muito consolado!

Boa Zé Maria!